-
Arquitetos: MADE arhitekti
- Área: 1086 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ansis Starks
-
Fabricantes: Arbo, CLT profi, HASSLACHER NORICA TIMBER
Descrição enviada pela equipe de projeto. Prêmio de Arquitetura da Letônia 2023. Nomeado para o Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe 2024. Design inspirado na filosofia da fábrica de móveis AVOTI, fornecedora da IKEA. Organismos simples, porém sofisticados, proporcionam excelente conforto interno. Geometria responsiva ao clima, sistema de climatização integrado à estrutura, materiais renováveis, pegada de carbono zero e baixa emissão de CO2. Misturas de simplicidade abstrata e detalhes inteligentes dão exemplo para a indústria da construção.
A localização do prédio foi escolhida com o objetivo de criar boa visibilidade e acesso a partir da estrada de entrada e da fábrica. O volume de construção lacônico e linear é o resultado de um sistema de construção simples, sustentável e baseado em recursos renováveis. O prédio de escritórios combina diversas funções (refeitório, administrativo e representativo).
A necessidade de separar o fluxo de visitantes do escritório e do refeitório é realizada com duas entradas separadas. Funcionários dos prédios da fábrica, sem cruzar com o fluxo do escritório, vêm para o prédio através de uma entrada separada para almoçar (em vários turnos) ou se reunir com a equipe. A sala de conferências no térreo é multifuncional e está bem conectada com a sala de jantar e o saguão. O andar superior oferece locais de trabalho e salas de reunião privadas.
O pedido do cliente foi um prédio de escritórios simples e adaptável em madeira que, na sua estrutura, se assemelhasse aos melhores exemplos na indústria de móveis em termos de montagem e funcionalidade. O novo prédio tinha que se tornar um símbolo da identidade e qualidade de toda a fábrica e empresa. O prédio foi projetado e colocado na área de forma a ser claramente visível a partir da estrada de entrada. O prédio também serve como um local de encontro para centenas de funcionários, onde todos se encontram no térreo durante o horário do almoço em vários turnos.
Os aspectos mais importantes da qualidade são a quantidade adequada de luz natural e a troca de ar simples, mas eficaz, que determina diretamente a arquitetura do prédio. As saliências estão localizadas nos lados leste , sul e oeste do volume e servem como sombreamento do plano de vidro no verão, impedindo a radiação solar direta mais intensa na sala. A estrutura bioclimática e o sistema de bomba de calor modesto oferecem um excelente clima interno o ano todo.
Estruturas de superfície do prédio. Sistema de pilar/viga de madeira colada. A estabilidade espacial é fornecida por painéis CLT para as paredes da parte central e nas lajes do piso acima das vigas. O volume de construção compacto, sem saliências desnecessárias, cria uma superfície aquecida de forma eficiente com pouco risco de pontes térmicas. A solução de aquecimento e ventilação do prédio foi projetada para ser simples, a fim de reduzir riscos e custos operacionais. O prédio é como um único mecanismo de troca de ar natural.
Abastecimento híbrido. Sistemas de ventilação de exaustão com exaustão mecânica e fornecimento de ar natural para espaços de escritório. O ar é introduzido na sala através de uma janela aberta manualmente acima do forro suspenso. No clima frio, o ar se aquece e flui uniformemente para as salas através do forro, misturando-se com o ar quente e não causando desconforto. O sistema de ventilação mecânica de fornecimento-exaustão com recuperação de calor do ar de exaustão durante o período frio destina-se às salas de refeitório e cozinha. Todas as superfícies são tratadas com produtos naturais, minimizando compostos orgânicos voláteis.